R. Italia, 408 - Jardim Ribeiro Valinhos - SP
(19) 3871-1644

MUSCULAÇÃO PARA ADOLESCENTE

 A musculação, contrário do que muitas pessoas dizem ou acham é muito mais benéfica e menos lesiva para o adolescente e o público em geral do que atividades de impacto ou em grupo.

A preocupação dos pais se deve a falta de informação e conceitos errados que ainda estão embutidos culturalmente, por ex:Musculação interfere no crescimento?Resposta: Mentira não há embasamento cientifico dizendo isso, pelo contrário, estimula a produção do GH (hormônio do crescimento) nas crianças adolescentes e também serve como queimador de gordura para os adultos principalmente no período noturno onde a liberação desse hormônio é maior.

Nos dias atuais, qualquer atividade física é benéfica, pois estamos caminhando, para que nossas crianças e adolescentes cresçam cada vez mais obesos e doentes sem a prática da mesma.

Pais, não se preocupem com o ganho de massa. As pessoas falam em ganho de massa como se fosse fácil ganhar assim de um dia para o outro. O adolescente ou qualquer pessoa ganhara massa proporcional dentro da sua estrutura óssea e do seu histórico genético, junto com treino e alimentação adequada pra esse objetivo. Não confunda ganho de massa proporcional ao seu corpo com ganho de volume que os fisioculturistas tanto desejam como objetivo competitivo, são realidades diferentes.

A musculação além de fortalecer, vai ajudar no emagrecimento, melhorar postura, socialização, além de ser terapêutica, pois ela ajuda a diminuir as lesões, principalmente adolescentes que jogam futebol, basquete, lutas etc. que são esportes de contato. A musculatura ficando estável e fortalecida passa a proteger mais as articulações.

A musculação só vai ser maléfica quando o adolescente treina em excesso, fazendo execuções de forma errada, focando somente o lado estético esquecendo o lado da qualidade de vida. Dependendo do tamanho anatômico da criança ou adolescente, não seja suficiente para se adaptar aos aparelhos, caso esse seja o problema o professor terá que adaptar os exercícios com um trabalho mais personalizado com um personal fazendo exercícios com halteres usando o próprio peso da mesma em alguns exercícios utilizando elásticos etc.

O importante é que a musculação pode ser usada tanto para condicionar, emagrecer, ganhar peso (massa magra) sempre lembrando que deve-se aliar uma alimentação saudável mediante orientação da sua nutricionista e de um professor de educação física preparado para atender todo tipo de público e que seja credenciado pelo CREF ( Conselho Regional de Educação Física ), lembrando ao adolescente que não é só a musculação que vai gerar o aumento da musculatura, mas qualquer atividade física aliada com uma alimentação para esse objetivo, de qualquer maneira procure seu professor de musculação para tirar suas dúvidas e boa sorte.

 

JEFFERSON ALONSO

CREF: 036427-G/SP

Professor e Coordenador Técnico de Musculação.

Horários de Funcionamento

Segunda - Sexta: 06:00 - 22:00
Sábado: 08:00 - 13:00

R. Italia, 408 - Jardim Ribeiro
Valinhos - SP, 13270-180
(19) 3871-1644