R. Italia, 408 - Jardim Ribeiro Valinhos - SP
(19) 3871-1644

O papel dos professores na construção da afetividade

Já falamos muito sobre desenvolvimento infantil em nosso blog, sob os mais diversos aspectos. Aqui, abordaremos um tema igualmente importante, ainda que pouco discutido – especialmente por parte de academias: o trabalhar da afetividade nos pequenos e o papel do professor nessa caminhada. Vamos entender isso melhor?

Para alguns autores da Psicologia, a presença da afetividade na relação professor-aluno é de suma importância para o desenvolvimento da criança, especialmente durante a segunda infância (período entre 4 e 6 anos).

É nessa fase que o indivíduo começa a perceber e entender melhor seu espaço no mundo, elege seus modelos e aprende a comportar-se nas mais diversas situações sociais. Aprender a ser empático, cooperativo e amoroso também! Por esse motivo, crescer em um ambiente saudável é essencial para a saúde psíquica e social do seu filho.

Ah, quando falamos em ambiente, não quer dizer só a sua casa, tá? A escola, o local onde ele pratica outras atividades, onde ele brinca, enfim, todos os ambientes onde ele interage com outras pessoas ou objetos é um local de crescimento para uma criança.

Portanto, os professores, que são grandes modelos para os pequenos, têm importante papel nessa pequena grande missão das crianças: aprender a ser adulto, aos pouquinhos.

Toda criança deseja e necessita ser amada, aceita, acolhida e ouvida para que possa despertar para a vida da curiosidade e do aprendizado. Quando é estabelecido um vínculo afetivo entre tutor e aluno, a confiança nasce e, daí, nesse solo fértil, nasce a vontade de crescer.

É dos professores também a missão de ensina-los a lidar com os pequenos primeiros fracassos e vitórias da vida. Você tem ideia do quanto esse aprendizado é importante? Os pequenos carregarão suas impressões da infância para toda a vida e repetirão os padrões que aprenderem nessa fase.

Adultos empáticos formam crianças empáticas. Professores dedicados e pacientes fazem de seus alunos pessoas melhores quando crescerem e receberem, então, a tarefa de instruir outro pequeno ser humano. Na Let’s, acreditamos no poder do cuidado e da afetividade. Aqui seu filho cresce e se desenvolve por completo, num ambiente rico e saudável.

Conheça mais sobre nós e nossas modalidades clicando aqui.


Etiquetas: , ,

Horários de Funcionamento

Segunda - Sexta: 06:00 - 22:00
Sábado: 08:00 - 13:00

R. Italia, 408 - Jardim Ribeiro
Valinhos - SP, 13270-180
(19) 3871-1644