R. Italia, 408 - Jardim Ribeiro Valinhos - SP
(19) 3871-1644

Praticar esportes ajuda meu filho na escola?

Para nós, todas as crianças deveriam ter acesso ao esporte. A prática esportiva quebra barreiras do aprendizado, incita a sociabilidade, desenvolve a motricidade, entre muitos outros benefícios. Neste texto vamos abordar principalmente questões do desenvolvimento escolar dos pequenos e sua relação com a prática assídua de uma ou mais modalidades esportivas.

Quando pais optam por inserir a criança dentro do universo esportivo (moderado e seguindo as limitações de cada um, obviamente) dificilmente o fazem por pensar que esta ação terá impacto direto em seu rendimento escolar, não é mesmo? Mas é verdade: praticar esportes ajuda o seu filho na escola. Vamos te explicar os motivos por trás dessa parceria inusitada:

Motricidade

Os grandes estudiosos do aprendizado, como Jean Piaget, sempre frisaram a importância do controle motriz da criança durante os primeiros anos de vida e início da fase de alfabetização.
É assim que os pequenos adquirem controle sobre si mesmo, seu corpo e espaço no mundo.

Crianças que possuem o devido controle de suas habilidades motrizes se tornam mais independentes e se alfabetizam mais facilmente (processo que exige força nos braços, nos dedos, controle de movimentos e precisão de traço).

Esse controle motriz é proporcionado através da prática esportiva, que exige disciplina de movimentos e autocontrole corporal. Essa noção dá base para o desenvolvimento intelectual da criança, assistido e vivido na escola.

Manutenção da saúde

Não precisamos nem dizer que a prática esportiva contribui para melhorias na saúde e no bem-estar de todos, não é mesmo?

No âmbito escolar, a saúde da criança é de extrema importância. Quando falamos em saúde, não queremos dizer apenas no sentido físico, mas também no mental, psicológico e social.

O esporte, no caso, trabalha os três âmbitos simultaneamente, contribuindo para um melhor rendimento escolar em todos os sentidos do aprendizado infantil.

Os benefícios da prática esportiva na infância – e em todas as idades – são inúmeros. Para nós, o esporte liberta e educa, transcende as aulas das modalidades praticadas pela criança e se reflete positivamente em outros campos de sua vida.

Para que a experiência seja o mais rica possível, alguns fatores devem ser levados em consideração, como por exemplo a competência do profissional responsável pelas aulas, o local, o objetivo e a participação da família nesse processo.

O espírito competitivo é saudável, mas até certo ponto. Crianças ainda precisam encarar o esporte como um momento de diversão, brincadeira e interação social, ao invés de uma competição. Cabe à família e aos professores acompanhar o desenvolvimento saudável dos pequenos, fazendo da prática algo que gere prazer e não quaisquer sentimentos de incapacidade.

Viu como o ambiente interfere no desenvolvimento do seu filho? Na hora de escolher uma academia para que ele faça suas atividades, escolha quem é especialista no assunto.

A Let’s dá a maior atenção possível às crianças e capacita seus profissionais para cuidar de pequenos adultos em desenvolvimento, em plena fase de descobrimento de si e do mundo.

Que tal optar pelo seu bem-estar?

Etiquetas: , ,

Horários de Funcionamento

Segunda - Sexta: 06:00 - 22:00
Sábado: 08:00 - 13:00

R. Italia, 408 - Jardim Ribeiro
Valinhos - SP, 13270-180
(19) 3871-1644