R. Italia, 408 - Jardim Ribeiro Valinhos - SP
(19) 3871-1644

Quem dança, seus males espanta! – Conheça os benefícios da dança para crianças

A dança traz benefícios imensuráveis para o desenvolvimento das crianças, especialmente aquelas que possuem entre 4 e 6 anos. A atividade lúdica incentiva a criatividade, melhora a capacidade de memorização,  nos põe em contato com o mundo das artes, além de trazer benefícios físicos ao nosso corpo. Vamos aprender mais sobre isso?

Já dizia o ditado: “quem dança, seus males espanta”. Não poderíamos concordar mais com essa frase. A atividade física, seja ela qual for, é cientificamente uma aliada no combate contra a ansiedade e a depressão.

A dança combina o gasto de energia com um fator adicional: a narração de histórias e a criação de personagens, ou seja, o elemento lúdico – e mágico – da dança. Por esse motivo, a modalidade deixou de ser apenas um passa-tempo ou atividade física e tornou-se parte do processo de desenvolvimento dos pequenos, que deixam a imaginação transbordar durante as aulas, interagem uns com os outros e com os temas artítiscos.

Compreender-se para compreender o outro

Nessa idade a criança conhece o mundo na qual está inserida por meio de experiências. É a fase de interagir com o meio, com os objetos, com indivíduos e consigo mesmo para assim descobrir-se e compreender seu espaço no mundo.

É aí que a dança entra: por ser extremamente livre e prática, a criança pode expressar-se sem amarras ou medo de represálias, pode interpretar personagens, lidar com diferentes emoções e interagir com outras crianças.

Os movimentos corporais propostos pela aula dão ao aluno a capacidade de canalizar suas emoções, comportamentos e temperamentos por meio de um processo inconsciente, mas muito libertador.

Das academias para as escolas

Algumas instituições de ensino passaram até mesmo a incluir a dança em seus currículos escolares, tamanho seu benefício para o desenvolvimento infantil.
Entretanto, nada vai conseguir aquele professor que quiser transformar a aula de dança infantil em um momento regrado ao extremo: especialmente para essa faixa etária, a aula deve ser livre, alegre e desprendida de padrões pré-estabelecidos de movimentos.

A ideia não é doutriná-los, mas sim estimula-los a serem quem realmente são: apenas crianças.

A Let’s possui aulas de dança para crianças, dentro do que chamamos de Let’s Kids: uma série de modalidades pensadas especialmente para os pequenos, cujo objetivo é auxiliá-los nesse período tão rico em desenvolvimento. Quer saber mais sobre a aula? Clique aqui.

Etiquetas: , ,

Horários de Funcionamento

Segunda - Sexta: 06:00 - 22:00
Sábado: 08:00 - 13:00

R. Italia, 408 - Jardim Ribeiro
Valinhos - SP, 13270-180
(19) 3871-1644