R. Italia, 408 - Jardim Ribeiro Valinhos - SP
(19) 3871-1644

Como a prática esportiva pode ajudar meu filho com TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas. Geralmente seus portadores apresentam inquietude constante, impulsividade, desatenção e falta de foco na realização de tarefas – por isso, o problema costuma ser identificado na infância. Isso você já sabe (especialmente se seu filho sofre com TDAH) mas você sabia que a prática esportiva pode trazer melhorias para a qualidade de vida de quem tem o transtorno? Vamos te explicar:

Sobre o TDAH

Quem tem TDAH apresenta comportamentos excessivos, pode apresentar problemas de comportamento, inquietação e todos os outros sintomas que caracterizariam uma criança “difícil”, aos olhos dos mais antigos. Por isso mesmo é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados.

É perfeitamente possível que uma criança, adolescente ou adulto com TDAH tenha uma vida normal, sendo plenamente capaz de estudar, trabalhar, construir relacionamentos, etc. Mas para isso precisa de suporte e tratamento, para o qual a prática de esportes é grande auxiliar.

Apenas benefícios

Praticar atividades físicas regularmente é essencial para a manutenção da saúde, aumento de qualidade de vida e todos os muitos benefícios que você já conhece. Quando o assunto é movimentar-se, não existem desvantagens para o corpo.

A mente também é grande beneficiada da prática de esportes, sabia? Atividades contínuas e intensas estimulam a parte do cérebro que, segundo pesquisas, é menos desenvolvida em crianças com TDAH. Com isso, uma melhora na capacidade de prestar atenção pode ser observada, além de proporcionar um gasto significativo de energia, amenizando a ansiedade.

A chave é selecionar modalidades que proporcionem maior gasto de energia e o mínimo de estresse social, como a natação, artes marciais e ginástica, por exemplo. As atividades precisam ser divertidas e muito dinâmicas, nada de aulas longas e monótonas para estes pequenos.

O combo do tratamento psicológico, medicamentoso e a prática de esportes aumentam as chances da amenização dos sintomas do transtorno, o que trará benefícios para a sociabilidade da criança, para o rendimento escolar e futuramente, para o futuro profissional do indivíduo.

Se o seu filho sofre com TDAH, saiba mais sobre as modalidades que disponibilizamos na Let’s clicando aqui. Saúde e bem-estar são nossas prioridades, sempre.

Etiquetas: , , , , , ,

Horários de Funcionamento

Segunda - Sexta: 06:00 - 22:00
Sábado: 08:00 - 13:00

R. Italia, 408 - Jardim Ribeiro
Valinhos - SP, 13270-180
(19) 3871-1644