R. Italia, 408 - Jardim Ribeiro Valinhos - SP
(19) 3871-1644

Vamos falar sobre alimentação infantil?

Os novos hábitos alimentares infantis, pautados em comidas industrializadas e pouco nutritivas não causam prejuízo somente para a saúde física dos pequenos, mas também pode resultar em dificuldades de aprendizado.

Neste artigo falaremos sobre a importância da alimentação balanceada durante o crescimento infantil e também sobre a relevância da conscientização dos pequenos. Mais do que comer bem, simplesmente, é necessário que eles entendam, de fato, a importância dessa preocupação.

O papel dos pais


O fenômeno da má educação alimentar não é exclusivamente culpa dos pais: a escola, a influência do meio social e das propagandas também têm grande influência na maneira que os pequenos percebem a alimentação. Apesar disso, cabe aos pais, principalmente, ensiná-los a compreender a importância de manter uma alimentação saudável e balanceada. Mas como devemos fazer isso?

O primeiro passo é o exemplo: crianças aprendem e assimilam novas informações a partir da observação e vivência, ou seja, compreendem o mundo a partir das experiências. Por isso, é impossível que uma criança aprenda a importância do consumo de frutas diariamente se em sua casa só se come salgadinhos, certo? Pais que possuem uma alimentação balanceada tendem a incentivar seus filhos a manter o mesmo padrão.

A informação também ajuda! Converse com seu filho sobre o quanto é importante se alimentar de forma consciente, sem soar proibitivo ou punitivo – isso pode causar o efeito contrário! Esse diálogo é muito importante, afinal, infelizmente o tema não é abordado na escola com tanta frequência quanto deveria.

A má educação alimentar e seus efeitos no processo de aprendizagem

A relação entre a nutrição o desenvolvimento infantil se dá primeiramente pelas razões primordiais do ato de se alimentar, que são: fornecer energia para o organismo; construir e substituir tecidos que possibilitarão o crescimento do indivíduo, em todos os sentidos e garantir imunidade contra doenças infecciosas ou de todo tipo.

O desenvolvimento cognitivo e o processo de assimilação do conhecimento são derivados deste crescimento como um todo, portanto, uma alimentação precária, que carece de nutrientes básicos, jamais será uma base favorável para amparar esse processo de aprendizagem.

Imagine que a alimentação é um guindaste que deverá suportar todo o crescimento da criança: assim comporta-se nosso organismo em crescimento, como um processo integrado e uno.

Agora que você entende melhor a relação entre alimentação e o crescimento do seu filho, que tal cuidar de seu desenvolvimento como um todo? Clique aqui e confira nossas modalidades voltadas especialmente para os pequenos. Escolha a Let’s!

Etiquetas: , , ,

Horários de Funcionamento

Segunda - Sexta: 06:00 - 22:00
Sábado: 08:00 - 13:00

R. Italia, 408 - Jardim Ribeiro
Valinhos - SP, 13270-180
(19) 3871-1644