R. Italia, 408 - Jardim Ribeiro Valinhos - SP
(19) 3871-1644

Você sabe o que é a síndrome do burnout materno?

Sempre falamos de crianças por aqui, mas indiretamente estamos falando sobre você também, não é mesmo? Afinal, o bem-estar dos filhos é o bem-estar dos pais.

Por falar nisso, como anda a sua rotina de atividades físicas? Se você é mãe ou pai de primeira viagem e tem filhos pequenos, provavelmente não está do jeito que você gostaria. É complicado rearranjar a rotina e achar espaço – e tempo – para voltar a fazer coisas para si próprio, nós sabemos…

Mas o que você talvez não saiba é o quanto você realmente NECESSITE dessa folguinha. Você já ouviu falar na síndrome do burnout materno? Vamos te explicar um pouco mais sobre isso:

A síndrome do burnout foi descoberta em 1970 pelo psicanalista alemão Herbert Freudenberger. O problema se refere a um esgotamento, cansaço e irritabilidade advindos do estresse da vida profissional.

Recentemente a PhD Moïra Mikolajczak, a partir de muitas pesquisas, descobriu um processo muito similar ocorrendo com pais e mães sobrecarregados, o que ela chamou de síndrome do burnout materno.

O que é?

Desde a gestação, mulheres passam por uma fase difícil na qual precisam dar conta da pressão de ser mãe, mulher e profissional, tudo ao mesmo tempo e de maneira impecável. A turbulência emocional também soma ao esgotamento da futura mamãe, que gesta o filho com muito amor e carinho apesar de toda a pressão externa.

Após o nascimento, tudo isso fica mais intenso. A chegada do novo filho modifica por completo a vida dos pais, que substituem seus afazeres e momentos de lazer pelos cuidados com o bebê e mais tarde com a criança. Quem é pai, sabe: o ritmo nunca diminui.

Essa sobrecarga pode gerar um estresse tanto na mãe quanto no pai, especialmente se eles não admitirem estar em conflito. Segundo os profissionais psicólogos, um grande agravante para o burnout materno é a potente sensação de anulamento como indivíduo sofrida especialmente pela mãe, que praticamente faz malabarismo para equilibrar os afazeres e deixa suas próprias necessidades de lado.

Como evitar a sobrecarga?

Mamãe, nem tudo precisa ser complicado dessa forma. A Let’s se preocupa não somente com seus filhos, mas com você também e por esse motivo criou o Let’s Fun! Um espaço divertido, criativo e seguro para você deixar seu filho enquanto faz academia.

A sala de recreação fica dentro da Let’s e dispõe de monitoria durante todo o tempo. Lá ele fará atividades, poderá assistir TV e brincar com outras crianças.

Manter sua prática de atividades físicas é uma das muitas coisas que você pode fazer para evitar a sobrecarga da maternidade. É um tempo só seu, pra você e por você. Além disso, malhar é um ótimo antidepressivo natural, já que a prática de exercícios físicos causa também uma resposta neuronal, liberando substâncias que aliviam os sintomas do estresse.

É importante frisar que apenas um psicólogo ou um médico poderão diagnosticar um quadro de estresse, sua intensidade e como deverá ser tratada. A prática de exercícios físicos nunca fará mal, muito pelo contrário, mas o acompanhamento psicológico é sempre recomendado por nós.

Etiquetas: , , ,

Horários de Funcionamento

Segunda - Sexta: 06:00 - 22:00
Sábado: 08:00 - 13:00

R. Italia, 408 - Jardim Ribeiro
Valinhos - SP, 13270-180
(19) 3871-1644